Dicas

Uma semana para limpar os rins naturalmente

Os rins são órgãos que se encarregam de limpar o sangue de substâncias potencialmente nocivas através da urina, regular os líquidos do corpo, entre outras funções. Os rins são órgãos vitais, ou seja, imprescindíveis para a vida, e por isso, devemos cuidar e mantê-los equilibrados.

Neste artigo, explicaremos como podemos limpar nossos rins de maneira simples e natural, realizando uma limpeza de uma semana, que pode ser realizada uma ou duas vezes por ano.

Recomendações prévias
Durante a semana de limpeza renal tente não consumir os seguintes alimentos:

Leite e derivados lácteos
Carne, especialmente carne vermelha e embutidos
Marisco
Açúcar branco
Sal refinado ou de mesa
Bebidas alcoólicas
Cigarro
Se você estiver tomando alguma medicação, consulte previamente o médico, já que pode haver alguma contraindicação. O ideal é realizar a limpeza sem estar tomando nenhum tipo de medicamento.

Infusão de cavalinha e casca de abacaxi
Prepare diariamente um litro de infusão de cavalinha e casca de abacaxi, que devem ser lavados e cortados em pedaços antes de cozinharem. A cavalinha tem que ferver 10 minutos e repousar outros cinco, enquanto que a casca de abacaxi ferverá por 20 minutos e repousará outros 10 minutos aproximadamente. Você pode preparar os dois ingredientes separadamente ou juntos, respeitando o tempo de fervura.

Esta infusão, uma vez morna, pode ser adoçada, se desejar coloque um pouco de stevia.

Beba a infusão ao longo do dia, para terminar no meio da tarde (para evitar ir ao banheiro durante a noite), sempre fora das refeições.

Esta infusão é rica em minerais como o silício e ajuda a eliminar o excesso de líquidos e a desinflamar os rins.

Se você tende a sofrer com infecções urinárias, adicione também a uva-de-urso à infusão.

Alimentação para a semana da limpeza
Devemos cuidar muito da alimentação e ser rigorosos com as regras para assim obter os benefícios esperados. Antes e depois da limpeza procure cuidar também um pouco dos alimentos, para que não seja uma mudança muito brusca em nosso organismo.

Café da manhã
Para o café da manhã você pode optar por uma vitamina de frutas e bebida vegetal de aveia ou arroz ou mesmo algumas torradas de pão integral com tahine (pasta de gergelim).

Almoço
O almoço começará a cada dia com um caldo de cebola, o qual deve ser preparado fervendo uma cebola por cada meio litro de água. Você pode temperar com um pouco de salsa, limão e uma pitada de sal marinho e pimenta caiena.

Depois, escolha umas das seguintes opções, que devem ser alternadas a cada dia:

Arroz integral e legumes
Carne branca e salada
Peixe e verduras na chapa
Cereal (milho miúdo, quinoa, aveia) com molho pesto (alfavaca fresca, pinhão ou nozes, alho, azeite e uma pitada de sal marinho, tudo bem triturado).
Panqueca e guacamole com torradinhas de arroz ou milho
Macarrão integral com champignons e ervilhas
Salada de tomate, rúcula, abacate, pepino, frutos secos, milho, azeitona e ovo cozido com torradas de pão integral.

Jantar
O jantar consistirá a cada dia de um creme de verduras (couve, alho-poró, cenoura, abóbora, abobrinha, cebola, etc.) que deve ser cozido com uma colher pequena de açafrão em pó e uma colher de flocos de aveia.

De sobremesa, coma uma maçã ao forno com frutos secos.

Entre refeições
Se você sentir fome no meio da manhã ou no meio da tarde coma uma fruta ou frutas secas (tâmaras, ameixas, etc.).

É imprescindível beber água
É fundamental beber água ao longo do dia, fora das refeições, de acordo com nossas necessidades, ritmo de vida, época do ano, etc. Porém, não devemos abusar da água, mas sim manter nosso corpo bem hidratado. Se, por exemplo, temos o rim inflamado e não estamos urinando normalmente, é melhor não abusar dos líquidos até estar melhor. É especialmente importante beber água morna em jejum para por nosso organismo em funcionamento.

Dar calor a nossos rins
Os rins são, junto com o fígado, os únicos órgãos que podem se beneficiar muito com a aplicação direta de calor, já que tendem a se esfriar. Além disso, os rins estão muito relacionados com nossos níveis de energia, e aplicar calor aumentará nosso bem-estar e vitalidade.

Podemos realizar o procedimento durante meia hora por dia, usando uma esteira elétrica, uma bolsa de água, com uma massagem ou mesmo cobrindo bem toda a zona com lã natural. Este conselho tende a ser muito importante especialmente em épocas frias.

Deixar um Comentário

Translate »
%d blogueiros gostam disto: