Receitas

Receita + segredos da massa de empadinha (ou empadão) que derrete na boca

A massa do empadão e da empadinha é a boa e velha massa podre. Este tipo de torta “amanteigada” é um prato popular em Portugal, normalmente, feito com uma massa preparada à base de farinha de trigo e gordura, assada no forno e que tem, entre os recheios mais tradicionais, os salgados. Porém, existem também excelentes receitas de empadinhas doces, com opções especialmente recheadas de doce de leite, e frutas como banana, morango e maçã.

Receita da massa podre
A seguir, aprenda como fazer uma massa podre básica e todos os truques para que ela fique sequinha, quebradiça e derreta na boca.

Ingredientes
Massa:

500g farinha de trigo
400g manteiga gelada
1/2 colher de sobremesa de sal
1 gema
Modo de Preparo
Incorpore todos os ingredientes da massa até obter uma bola lisa. Leve para a geladeira coberta por filme plástico para descansar.

Para fazer massa de empadão perfeita
1. A massa deve ficar lisa sem grudar nas mãos. Se ficar mole e grudando nos dedos, vá colocando mais farinha aos poucos até dar ponto;

2. Se a massa ficar seca, pingue um pouco de leite ou água gelada para dar liga. O ponto é da massa uniforme e sem grudar nas mãos.

3. Use sempre as pontas dos dedos para homogeneizar a massa e, depois novamente, usando a ponta dos dedos, abra a massa em um refratário.

4. Não trabalhe muito a massa. Não é preciso sovar, apenas incorporar bem os ingredientes até ficarem imperceptíveis na massa lisa.

5. Depois disso, deixe a massa descansar por, no mínimo, 30 minutos antes de moldar na travessa.

6. Ao forrar a forma com a massa, não é preciso untar. Porém, é recomendável fazer uns furinhos no fundo da massa.

Deixar um Comentário

Translate »
%d blogueiros gostam disto: