Dicas

Goiaba ajuda a tratar anemia e evita envelhecimento (conheça os benefícios)

A goiaba branca ou vermelha, cientificamente chamada Psidium guajava, é uma fruta rica em vitamina C que facilita a absorção do ferro da dieta, ajudando a tratar a anemia.

A goiaba também tem propriedades antidiarreicas e serve para ajudar a prender o intestino em casos de diarreia devido seu alto teor de taninos. Por esse motivo, o consumo de goiaba na gravidez deve ser reduzido para evitar prisão de ventre que já é comum nessa altura da vida da mulher.

Além disso, comer goiaba vermelha é bom para a pele porque é rica em licopeno, que é um antioxidante responsável por manter a saúde da pele saudável e prevenir o envelhecimento das células e até alguns tipo de câncer, como o de próstata, por exemplo.

Benefícios da goiaba
Goiaba emagrece?
Cada goiaba tem cerca de 73 calorias e pode ser consumida numa dieta de emagrecimento como sobremesa ou lanche, porém, a goiaba pode prender o intestino, sendo esta a única contraindicação da goiaba para emagrecer, porque ela é rica num tipo de fibra chamada pectina que favorece a sensação de saciedade, diminuindo naturalmente a fome.

Informação Nutricional da Goiaba
Componentes Quantidade em 100 g de goiaba
Energia 42,5 calorias
Proteínas 0,9 g
Gorduras 0,1 g
Carboidratos 9,5 g
Vitamina A (retinol) 245 mcg
Vitamina B1 190 mcg
Vitamina B2 154 mcg
Vitamina B3 1,2 mg
Vitamina C 45,6 mg
Cálcio 17 mg
Fósforo 30 mg
Ferro 0,7 mg
A goiaba tem quase tanta vitamina C como a laranja e tem mais vitamina A (retinol) que o tomate.

A goiabada, que é um doce normalmente servido com queijo branco, conhecido como “Romeu e Julieta”, tem aproximadamente 160 calorias em uma fatia média de 60 g. Mas a goiaba também pode ser comida em forma de geleia ou suco onde a concentração de licopeno é maior. Pode-se ainda fazer xarope de goiaba para usar como cobertura de sorvetes, pudins e vitaminas.

Deixar um Comentário

Translate »
%d blogueiros gostam disto: