Receitas

COMO COMPRAR BACALHAU: CONFIRA AS DICAS

Como comprar bacalhau
1) Primeiramente, escolha bem o lugar onde você vai comprar o bacalhau. Compre num lugar de sua confiança, no qual você costuma fazer compras.

2) Se você for comprar um bacalhau já empacotado, fique de olho: se você não prestar atenção, pode acabar levando também pedaços do rabo e das barbatanas que terão de ser descartadas, pois não servem para fazer receitas.

3) Se o bacalhau salgado e seco estiver com muito sal ou umidade, não compre. Para verificar isso, pegue a peça de bacalhau inteira, segure na parte posterior e solte a cauda. Se o peixe ficar envergado, isso significa que está muito úmido.

4) Não compre o bacalhau se ele estiver vermelho ou com um pó fino branco, cinza ou amarelo: isso pode ser um indício de que o produto foi mal processado e conservado.

5) Fuja do bacalhau com as seguintes características: manchas de sangue, coágulos, marcas profundas ou aspecto pegajoso.

6) Se for comprar o bacalhau congelado, deixe para fazê-lo por último. Faça suas compras, depois escolha o bacalhau e leve para a casa em uma sacola ou caixa térmica.

Em relação ao preço, ele muda de acordo com o corte: se houver mais carne e ela estiver mais limpa, será mais cara. Os tipos de corte de bacalhau encontrados nos mercados são:

Peça inteira: vendido como ele vem na caixa. É o peixe inteiro.

Limpo: esse vem sem pele, espinha dorsal e barbatanas. Ele está pronto para ser dessalgado e você vai encontrar espinhas menores dentro dele.

Desfiado: tem preço mais em conta, pois são as partes menos grossas do peixe, como a ponta do rabo, desfiadas em pedaços pequenos.

Lombo: é a parte mais nobre e cara do bacalhau. Tem partes grossas, sem espinhas e é ótimo para aquelas receitas mais especiais.

Deixar um Comentário

Translate »
Share This
%d blogueiros gostam disto: