Receitas

Bolo caseiro com calda de chocolate sem glúten para servir ainda quente

Mesmo quem não tem intolerância à proteína do trigo, tem sofrido no organismo as consequências de uma dieta excessivamente associada ao consumo de glúten. Por isso, nada melhor que variar as fontes nutricionais como os carboidratos, e as receitas tão consumidas no dia a dia, como as massas, pães e bolos. A seguir, aprenda como preparar um tradicional bolo de chocolate com cobertura sem glúten.

Receita de bolo de chocolate sem glúten
Ingredientes
Massa

3 gemas
1 xícara (chá) de açúcar
2 tabletes de margarina culinária (200g)
1 xícara (chá) de amido de milho
meia xícara (chá) de fubá

1 xícara (chá) de chocolate em pó
meia xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de fermento em pó
3 claras em neve
Cobertura

meia xícara (chá) de açúcar
meia xícara (chá) de chocolate em pó
4 colheres (sopa) de leite
2 colheres (sopa) de margarina
Para polvilhar
margarina
açúcar

Modo de preparo

Unte e polvilhe com açúcar uma fôrma de furo central média (24 cm de diâmetro). Reserve. Pré-aqueça o forno em temperatura média (180°C).

Massa: Na batedeira, junte as gemas, o açúcar, a margarina culinária e bata até obter um creme esbranquiçado. À parte, peneire juntos o amido de milho, o fubá e o chocolate em pó. Acrescente à batedeira os ingredientes peneirados, alternando com o leite. Bata até que a massa fique homogênea. Desligue a batedeira, junte o fermento e misture. Acrescente as claras em neve delicadamente.

Coloque a massa na fôrma reservada e espalhe com uma colher. Leve ao forno por 35 minutos ou até que, espetando um palito, este saia limpo. Espere amornar e desenforme.

Cobertura: Em uma panela média, junte o açúcar, o chocolate em pó, o leite e a margarina. Leve ao fogo médio, mexendo ocasionalmente, até ferver e engrossar levemente (cerca de 5 minutos). Despeje a cobertura sobre o bolo e sirva em seguida.

Deixar um Comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Translate »
%d blogueiros gostam disto: