Receitas

4 receitas que podem ser feitas na panela de pressão e você nunca imaginou

Sempre dá um medinho de usar panela de pressão. Tem gente que vive assim sem ter nunca cozinhado feijão. Mas, se você já fez carne de panela, é mestre na feijoada e já experimentou o macarrão com linguiça da Ana Maria Braga, pode se arriscar em receitas mais elaboradas dentro do utensílio. A seguir, conheça 4 receitas diferentonas do que fazer dentro da panela de pressão, do prato salgado à sobremesa.

Receitas para fazer na panela de pressão
1. Pizza
Para preparar, separe os ingredientes básicos de uma massa de pizza: farinha, fermento, água e ovo. Depois, acrescente molho de tomate, seu recheio predileto, queijo, ervas. O que muda é o método de preparo.

Ingredientes

1 kg de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de óleo
1 pacote de fermento biológico seco (11g)
1/2 litro de água
1 ovo
Modo de preparo

Misture bem todos os ingredientes até obter uma massa homogênea. Deixe descansar por 20 minutos. Modele 12 bolas e deixe descansar por 15 minutos. Abra os discos. Aqueça a panela de pressão e coloque um pouco de azeite no fundo. Coloque um disco, depois o molho e o recheio. Tampe a panela, abaixe o fogo e cozinhe na pressão por 4 minutos. Retire a pressão, abra a panela e sirva a seguir.

2. Bolo de carne
Prepare molho e carne juntos na panela para que ganhem sabor. Bata os ingredientes do molho no liquidificador e reserve enquanto sela o bolo de carne.

Ingredientes

Bolo

1 kg de carne moída
1 cebola ralada
2 ovos
3 colheres (sopa) de aveia fina
100 g de bacon picadinho
Sal
5 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 kg de tomates sem sementes picados grosseiramente
Molho

1 xícara de água
200 g de extrato de tomate
1 cebola cortada em 4
500 g de tomates cortados em 4
Modo de Preparo

Bata os ingredientes do molho no liquidificador e reserve. Misture a carne com a cebola, os ovos, a aveia e o bacon e tempere com sal a gosto. Modele uma bola achatada e coloque na panela de pressão já com o azeite. Leve ao fogo médio até dourar de um lado e vire para dourar do outro. Acrescente o molho batido e o tomate picado e, com uma espátula, levante a carne para que o molho se espalhe no fundo. Tampe a panela de pressão e cozinhe por 30 minutos, contados a partir da fervura (apito).

3. Pudim
Bata os ingredientes do pudim no liquidificador por 2 minutos e despeje na fôrma caramelada (ou em forminhas, sem encher muito). Cubra com papel alumínio. Numa panela de pressão em que caiba a fôrma (ou forminhas), coloque 2 e ½ xícaras (chá) de água fria (ou 1 e ½ xícara para 3 forminhas de cada vez) e acomode a fôrma.

4. Geladinho de abacaxi
A sobremesa refrescante e deliciosa pode ser servida numa verrine ou como um crumble sempre gelada.

Ingredientes

500 ml de água
200 g de açúcar
1 abacaxi descascado e cortado em cubos (900g)
2 pacotes de gelatina em pó sabor abacaxi (70g)
1 lata de creme de leite sem soro gelada
Modo de preparo

Na panela de pressão, coloque a água, o açúcar e o abacaxi, tampe e leve ao fogo médio por 5 minutos, contados a partir da fervura (apito). Deixe a pressão sair naturalmente para abrir a panela. Adicione a gelatina e misture até dissolver. Incorpore o creme de leite e misture delicadamente. Distribua em uma travessa única ou em potes individuais e leve ao freezer por 30 minutos. Transfira para a geladeira e deixe por mais 2 horas antes de servir.

Deixar um Comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Translate »
%d blogueiros gostam disto: